Gregorio Vasquez De Arce Y Ceballos the Holy Family

Disambig grey.svgNota: Para outros significados, veja Trindade.

A doutrina cristã da Trindade (practice latim trinitas "tríade", de trinus "tripla") [one] ascertain Deus como três pessoas consubstanciais, [2] expressões ou hipóstases: [3] o Pai, o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo; "um Deus em três pessoas". As três pessoas são distintas, mas são uma "substância, essência ou natureza". [four] Neste contexto, a "natureza" é o que se é, enquanto a "pessoa" é quem se é. [5] [6] [7]

De acordo com este mistério central da maioria das religiões cristãs, [viii] existe apenas um Deus em três pessoas. Apesar de distintas uma da outra nas suas relações de origem (como o Quarto Concílio de Latrão declarou, "é o Pai quem gera, o Filho quem é gerado east o Espírito Santo quem realiza"), nas suas relações uns com os outros são considerados como um todo, coiguais, coeternos due east consubstanciais, e "cada um é Deus, completo e inteiro". [9] Assim, toda a obra da criação eastward da graça é vista como uma única operação comum de todas as três pessoas divinas, em que cada uma delas manifesta o que lhe é próprio na Trindade, de modo que todas as coisas são "a partir do Pai", "através do Filho" e "no Espírito Santo". [10]

Enquanto os Padres da Igreja viram até mesmo elementos no Antigo Testamento, como o aparecimento de três homens a Abraão no capítulo eighteen do Livro de Gênesis, como prenúncios da Trindade, foi no Novo Testamento que eles viram uma base para desenvolver o conceito da Trindade. O mais influente dos textos practise Novo Testamento, visto como implicador do ensino da doutrina da Trindade foi Mateus 28:19, que manda batizar "em nome do Pai, do Filho east do Espírito Santo". Reflexão, proclamação due east diálogo levaram à formulação de uma doutrina adaptada para corresponder aos dados da Bíblia. O esquema mais simples da doutrina foi elaborado em grande parte no século Iv, rejeitando o que foi considerado não ser consonante com a crença cristã em geral. Além disso, essa elaboração continuou nos séculos seguintes. [11]

A palavra Trindade não está contida na escritura, [12] nem há uma doutrina expressamente formulada da Trindade. Pelo contrário, de acordo com a teologia cristã, as escrituras "testemunham" a atividade de um Deus que pode ser entendido apenas em termos trinitários. [13] A doutrina não atingiu sua forma definitiva até o concluding do quarto século. [14] Durante o período várias soluções tentativas foram propostas, algumas mais e outras menos satisfatórias. [fifteen] O Trinitarianismo contrasta com as posições antitrinitárias, que incluem o binitarianismo (uma deidade em duas pessoas, ou duas deidades), com o unitarismo (uma deidade em uma pessoa, análogo à interpretação judia da Shema due east à crença muçulmana no Tawhid) e com o pentecostalismo unitarista ou sabelianismo (uma deidade manifestada em três aspectos separados). [16] [17] [xviii]

Fundamentos bíblicos [editar | editar código-fonte]

A Santíssima Trindade, por um mestre português desconhecido (século Sixteen). Museu Diocesano de Santarém, Portugal

A doutrina trinitária professa que o conceito da existência de um só Deus, onipotente, onisciente e onipresente, revelado em três pessoas distintas, pode-se depreender de muitos trechos da Bíblia. Um dos exemplos mais referidos é o relato sobre o batismo de Jesus, em que as chamadas "três pessoas da Trindade" se fazem presentes, com a descida exercise Espírito Santo sobre Jesus, sob a forma de uma pomba, e com a voz do Pai Celeste dizendo:

  • «Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo» [xix]
  • Due east na fórmula tardia de Mateus: [20] «Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e exercise Filho, e do Espírito Santo».
  • No relato em que a Trindade se revelaria por três anjos que apareceram a Abraão próximo ao Carvalho de Mambré (Gn eighteen,ss)
  • Na criação do homem se apresenta um criador plural": «Façamos o homem a nossa imagem eastward semelhança»"(Gn 1,26)
  • No episódio da torre de Boom-boom o Senhor Deus fala no plural: "«Vamos: Desçamos para lhes confundir a linguagem, de sorte que já não se compreendam um ao outro.»"(Gn xi,seven)

Ainda segundo os defensores da doutrina trinitariana, ao longo da Bíblia há várias passagens que revelam a natureza divina da Trindade, due east até a personalidade de cada uma das três pessoas divinas:

  • No que concerne à divindade de Deus-Filho, referem-se, por exemplo, a sua onisciência, [21] a sua onipotência, [22] a sua onipresença, [23] ao fato de perdoar bone pecados [24] eastward ser doador da vida [25] em íntima unidade, porém diferenciando as pessoas: «European union e o Pai somos um». [26] Contudo, mais do que estas simples passagens isoladas, a afirmação da plena divindade de Jesus é o resultado da reflexão, na Fé, sobre a sua missão redentora contida nas Escrituras - pois a sua personalidade divina e humana nunca foi seriamente posta em descrédito pela igreja cristã seja ela católica ou protestante.
  • No que concerne à divindade exercise Espírito Santo, os trinitarianos reportam-se, por exemplo, à passagem bíblica que o chama de Deus em Atos, [27] a sua onisciência, [28] a sua onipotência, [29] a sua onipresença [xxx] e sobretudo ao fato de ser Espírito "de" verdade [31] e "de" vida, [32] prerrogativas que, tais como equally apresentadas para Deus-Filho, segundo a Bíblia são única eastward exclusivamente divinas;
  • No que concerne à personalidade do Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade, assunto que foi muito debatido ao longo dos primeiros séculos do cristianismo, é comum referirem-se aos atributos deste que, tal como os que no Antigo Testamento são aduzidos para a personalidade do Deus do Antigo Testamento, YHVH - cuja divindade due east personalidade nunca foram alvo de críticas substanciadas entre bone cristãos -, testemunham o seu carácter pessoal: Ele glorificará Cristo; [33] ensina a comunidade e os fieis, [34] distribui os dons segundo o seu desígnio, [29] fala nas Escrituras do Antigo Testamento, [35] fala para as sete Igrejas na carta do Apocalipse [36] é enviado pelo Pai em nome de Jesus [37] eastward pelo Filho que enviou da parte do Pai [37] aparecendo como distinto de ambos pois não é Cristo sob outra forma de existência, mas seu representante e testemunha. [38] Mais importante exercise que as passagens isoladas é o conjunto que o revela como Aquele que tem a missão de recordar, universalizar e realizar em cada pessoa a obra de Jesus, o que não ocorre mecanicamente, mas somente onde houver a liberdade do Espírito, dado que «onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade». [39] Para os cristão trinitários, esta liberdade practise Espírito exclui que este possa ser um princípio impessoal, um meio ou instrumento, mas antes pressupõe a sua independência relativa.

O desenvolvimento do dogma [editar | editar código-fonte]

Do kerigma aos símbolos de fé [editar | editar código-fonte]

Iluminura medieval com a representação clássica da Santíssima Trindade

Kerigma (do Grego κήρυγμα, kérygma) significa mensagem, pregação, proclamação. Desde o acontecimento pascal east sua proclamação catequética - génese da experiência east da reflexão trinitária - até à formulação conceptual do mistério trinitário, um longo percurso foi trilhado. Na verdade, desde a proclamação primitiva da morte e ressurreição de Jesus, [twoscore] passando pelas primeiras afirmações do Novo Testamento da plena divindade de Jesus, [41] da personalidade do Espírito Santo [42] e o surgir das primeiras fórmulas trinitárias [43] até ao Ideology niceno-constantinopolitano, um tortuoso caminho foi burilado pelas primeiras gerações de cristãos.

Defensores da doutrina trinitária afirmam que a Igreja primitiva já acatava plenamente essa ideia, com base of operations nos escritos de Inácio de Antioquia, Carta aos Efésios, 9, 1; 18, 2, e na Primeira Carta de Clemente Romano 42; 46, 6. [44] Mas, do ponto de vista histórico, um dos primeiros a utilizar, no Ocidente cristão, o termo "Trindade", para expressar a ideia de que a unidade divina existiria em três pessoas distintas, foi Tertuliano. No início do século Iii, em sua obra "Adversus Praxeas" (2,4; 8,vii), ele utilizou o termo latino de trinitas. Antes disso, east no Oriente cristão, só há o registo do termo grego "Τριας" nos escritos de Teófilo de Antioquia ("Três Livros a Autólico", 2, xv) redigidos por volta practise ano 180.

Na realidade, mais do que a partir da especulação teórica e abstracta - que mais tarde viria a ser preponderante -, a afirmação teológica da "Trindade" ocorreu sobretudo a partir exercise uso dos textos bíblicos em ambiente litúrgico eclesial. Esta doutrina, de facto, foi-se apoiando eastward alicerçando no âmbito da práxis baptismal [45] (veja-se Didaquê 7, 1; Justino Mártir, Apologia 1, 61, thirteen) eastward eucarística (veja-se Justino, Apologia 1, 65.67; Hipólito de Roma, Tradição Apostólica 4-thirteen).

Somente depois da pacificação do Império Romano, sob Constantino, é que ocorreu aquela convergência de factores - a paz, equally facilidades de comunicação e diálogo entre as diversas Igrejas e teólogos, entre outros - que permitiu a elaboração de um edifício conceptual - a definição precisa das noções de ousia/"natureza", hipostasis/"pessoa", homoousios/"consubstancialidade", bem como a sua mútua relação east aplicação teológica - apto para a descrição e explanação da Divindade revelada em Jesus Cristo.

Os símbolos de fé [editar | editar código-fonte]

A primeira formulação dogmática practice pensamento teológico cristão trinitário, no que concerne à relação entre cada uma das três Pessoas divinas, foi postulada como um artigo de fé pelo ideology de Niceia (proclamado em 325 no Primeiro Concílio de Niceia) - realizado para dirimir equally questões levantadas por Ário que negava a divindade plena do Filho -, bem como pelo Primeiro Concílio de Constantinopla do ano 381 - realizado para, em oposição aos pneumatômacos, afirmar a plena divindade pessoal exercise Espírito Santo - e apresentada no credo de Atanásio (depois de 500).

Estes credos foram progressivamente formulados eastward ratificados pela Igreja dos séculos Three e V, em reação a algumas noções envolvendo a natureza da Trindade, a posição de Cristo nela e a divindade practice Espírito, tais como as practise arianismo, do docetismo, do modalismo due east a dos pneumatómacos - nome dado àqueles que negavam a divindade pessoal da terceira pessoa da Trindade -, que foram depois declaradas como heréticas na medida em que atentariam contra o essencial da Revelação. Estes credos foram mantidos não só na Igreja Católica e Ortodoxa, mas também, de algum modo, pela maioria das igrejas protestantes, sendo inclusive citados na liturgia de igrejas luteranas e igrejas reformadas.

O credo de Niceia, que é uma formulação clássica desta doutrina, usou o termo homoousia (em grego: da mesma substância) para definir a relação entre equally três pessoas. A ortografia desta palavra difere em uma única letra grega, "iota", da palavra usada por não-trinitários do mesmo tempo, homoiousia, (grego: de substância semelhante): um facto que se tornou proverbial, a ponto de certos adversários do cristianismo nessa época afirmarem que os cristãos se digladiavam por causa de uma vogal, ilustrando assim equally profundas divisões ocasionadas por aparentemente pequenas imprecisões, especialmente em Teologia.

Investigação east conclusão teológica de Santo Agostinho [editar | editar código-fonte]

A Igreja Católica anuncia e ensina o mistério da Santíssima Trindade com base em citações bíblicas, porém desencoraja uma profunda investigação no sentido de querer decifrá-lo, visto que torna-se complexo usando simplesmente nossa razão humana.

Agostinho de Hipona, grande teólogo eastward doutor da Igreja, tentou east esforçou-se exaustivamente por compreender e desvendar este enigma. Após muito tempo de reflexão, esforço e trabalho, chegou à conclusão que nós, devido à nossa mente extremamente limitada, nunca poderíamos compreender eastward assimilar plenamente a dimensão (infinita) de Deus somente com as nossas próprias forças east o nosso raciocínio. Concluiu que a compreensão plena e definitiva deste grande enigma só é possível quando, na vida eterna, nos encontrarmos no Paraíso com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Operações e funções das pessoas da trindade [editar | editar código-fonte]

Equally três pessoas da Santíssima Trindade estabelecem uma comunhão e união perfeita, formando um só Deus, e constituem um perfeito modelo transcendente para as relações interpessoais. Elas possuem a mesma natureza divina, a mesma grandeza, sabedoria, poder, bondade east santidade, mas, em algumas vezes, certas atividades são mais reconhecidas em uma pessoa practise que em outra. As funções, as suas principais atividades desempenhadas e o seu modo de operar está registrado nas Sagradas Escrituras e claramente resumido no Ideology niceno-constantinopolitano, o credo oficial de muitas denominações cristãs.

  • Pai – Não foi criado nem gerado. É o "princípio e o fim, princípio sem princípio" da vida e está em absoluta comunhão com o Filho e com o Espírito Santo. Foi o Pai que enviou o seu Filho, Jesus Cristo, para salvar-nos da morte espiritual, pelo sacrifício vicário. Isto revela o amor infinito de Deus sobre os homens e o não-abandono aos seus filhos adoptivos. O Pai, a primeira pessoa da Trindade, é considerado como o pai eterno e perfeito. É atribuído a esta pessoa divina a criação do mundo.
  • Filho – Eterno como o Pai e consubstancial (pertencente à mesma natureza e substância) a Ele. Não foi criado pelo Pai, mas gerado na eternidade da substância practise Pai. Porém Colossenses 1:13-15, chama a Jesus de "primogênito de toda criação". Encarnou-se em Jesus de Nazaré, assumindo assim a natureza humana. O Filho, a segunda pessoa da Trindade, é considerado como o Filho Eterno, com todas every bit perfeições divinas: a Ele é atribuída a redenção (salvação) practice mundo.
  • Espírito Santo – Não foi criado nem gerado. Esta pessoa divina personaliza o Amor íntimo e infinito de Deus sobre os homens, segundo a reflexão de Agostinho. Manifestou-se primeiramente no Batismo e na Transfiguração de Jesus e plenamente revelado no dia de Pentecostes. Habita nos corações dos fiéis e estabelece entre estes due east Jesus uma comunhão íntima, tornando-os unidos num só Corpo. O Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade, é considerado como o puro nexo de amor. Atribui-se a esta pessoa divina a santificação da Igreja e do mundo com os seus dons.

Prosopon e hypostasis [editar | editar código-fonte]

A palavra utilizada, prosopon (do grego antigo πρόσωπον; plural: πρόσωπα - prosopa) é o grego para designar "pessoa." O significado original da palavra foi-se alterando com o tempo, e o contexto de prosopon deve ser observado originalmente como "aparência, aspecto exterior visível, de um ser humano, brute ou coisa", [46] podendo ser compreendido como "rosto" ou "face" externa practise que seria o ser, uma pessoa ou coisa, tendo contudo muito a diferenciar exercise que seria a personalidade, a psique, o âmago da apresentação practise ser, que é bem mais complexo. Como J. Cabral prefere, prosopon, no contexto da Santíssima Trindade, pode ser compreendido como "três manifestações ou revelações que Deus fazia de Si ao Mundo". [47]

O termo é utilizado para a "automanifestação de um indivíduo" que pode ser estendido por meio de outras coisas. Como um pintor que expressa sua prosopon por meio practise seu pincel. [48] Prosopon é a forma no qual a hipóstase se manifesta, aparece. Toda natureza due east hipóstase tem sua "face", sua prosopon. Ela concede expressão à realidade da natureza com seus poderes eastward características. [49]

Iavé e o enviado, o redentor, se fundem [editar | editar código-fonte]

Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez eu estava ali, eastward agora o Senhor DEUS me enviou a mim, due east o seu Espírito.

Assim diz o SouthwardENHOR [Iavé], [50] o teu Redentor, [51] o Santo de State of israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar. (Isaías 48:16-17)

"Chegai-vos a mim. Ouvi isto. Desde o começo, absolutamente não tenho falado num esconderijo. Estive ali desde o tempo da sua ocorrência." E agora me enviou o próprio Soberano Senhor Jeová, sim, seu espírito.

Assim disse Jeová, teu Resgatador, o Santo de Israel: "Eu, Jeová, sou teu Deus, Aquele que te ensina a tirar proveito, Aquele que te faz pisar no caminho em que deves andar. (Tradução do Novo Mundo)

J. Cabral explica que Jesus eastward Javé se fundem no trecho de Isaías supra, e enquanto apresenta-se como o que foi enviado, da mesma forma apresenta-se como o próprio que enviou o Redentor e o seu Espírito. [52]

Unidade composta [editar | editar código-fonte]

Os trinitários, refutando a apresentação dos unitários, sustentada principalmente em Deuteronômios 6:4, Escuta, ó Israel: Javé, nosso Deus, é um só Javé, discorrem sobre a unidade composta de Deus.

Certos unitários concebem Jesus como um anjo criado, negando-lhe a natureza Divina, enquanto outros o veem apenas como um homem perfeito ou dotado de um caráter exemplar, modelar, embora rejeitem a sua pré-existência eastward divindade.

Bone trinitarianos refutam o entendimento, dado por alguns unitários em suas cartilhas catequéticas, de que a Santíssima Trindade seriam três deuses, o que consideram uma provocação insultuosa ao credo monoteísta.

Os unitários entendem que o citado versículo (Ouve, State of israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor) excluiria o Filho da divindade due east da unidade com o Pai. Os trinitários reagem que aceitam due east concordam que: há um só YHVH, east que o presente versículo em nada ofende, mas ajuda a explicar o conceito de unidade composta, fortalecendo o entendimento sobre referido dogma.

Ouve, Israel, o Senhor (YHVH) nosso Deus é o único (echad) Senhor (YHVH).

A palavra hebraica originalmente usada para chamar YHVH de "único" é "echad", que é pronunciada "errad". Echad é a palavra usada para expressar unidade composta. Quando se deseja expressar a unidade absoluta, a palavra usada é yachid, que tem a pronúncia "yarrid".

Também o faraó teve "um" sonho que tinha "dois" acontecimentos que o intrigaram eastward José, antes de interpretar, disse: o sonho é "um" (echad) só, dando clara conotação que o faraó tivera "dois" sonhos em "um", ou "um" sonho sobre um "evento" com duas personificações que diziam a mesma verdade. Percebeu José que o sonho era "um só", usando o termo echad que significa um conjunto fazendo "uma unidade".

Para que seja mais bem compreendido o termo echad, em Gênesis two:24, o homem deve[ria] 'deixar seu pai e sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. Nesse versículo novamente encontra-se o termo "uma carne" empregada como unidade (echad), significando unidade composta.

Se o texto quisesse expressar a unidade absoluta, teria usado a palavra yachid. Marido e mulher são pessoas distintas, entretanto, no plano espiritual, seus corpos sendo unos.

Como no caso de marido e mulher, há existência de pessoas distintas, contudo eles se fazem "um", no que a Bíblia denomina de "mistério". Não há um maior que o outro no enlace do casamento, mas um deles é considerado o "pai de família", enquanto o outro é denominado: "ajudadora" ou "sua costela"; contudo o texto dá entendimento que saíram do mesmo "corpo" adâmico e devem andar lateralmente, nem atrás, nem à frente, mas em unidade composta e "igual", como um só.

Os trinitários não expressam uma questão simplesmente racional, mas também de fé.

Para bone trinitarianos, as Escrituras dão pistas sobre a pluralidade practise único Deus YHVH, como ver-se-á mais à frente; contudo, ainda sobre o Deuteronômio 6:4 ficará mais facilmente compreendido na versão da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas que é descrita da seguinte forma:

YHWH, nosso Elohím, é um só YHWH ou seja, Jeová, nosso Deus, é um só Jeová.

Com a transcrição acima pode-se perceber o entendimento sobre a unidade composta, pois o termo Elohím é plural, ainda que se fale na pessoa de YHVH como "unidade".

Conforme nos explica Warren Wiersbe:

O termo [echad] é empregado dessa forma em Gênesis 2:24, descrevendo a união de Adão due east Eva, e também em Êxodo 26:half dozen e 11, para descrever a "unidade" das cortinas do tabernáculo.

Como havia a tradição dos escribas na transcrição dos pergaminhos letra por letra, não acreditam bone trinitários que houvesse "erro" ou "acidente", contudo destinava-se ao propósito de referir-se ao Deus único em pluralidade de pessoas. Desta forma é aceito pelos que creem na Santíssima Trindade que Pai, Filho (Jesus) east Espírito Santo são a unidade plural de YHVH, pois o único (echad) Elohim (Deus) é YHVH.

Pluralidade em Elohim [editar | editar código-fonte]

Uma das pistas bíblicas apresentadas pelos trinitários é Gênesis i:26a

E disse [singular] Deus [Elohim]: Façamos [plural] o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;

Segundo entendimento trinitário Deus se apresenta "singular" eastward faz o homem no "plural". Os não trinitários argumentam que Deus falava com os anjos, contudo, se assim fosse, o homem não seria fruto da criação de Deus, mas apenas "parcialmente" fruto da criação de Deus, pois quem teria feito a obra seriam os anjos, Deus teria dado apenas a ordem; então, se tal argumentação fosse aceita, os homens seriam fruto da criação dos anjos, o que é rejeitado pelos trinitários. Porem como mostra colossenses 1:xiii-15, o próprio Jesus estava lá pois é chamado de "princípio da criação".

Outro argumento que bone trinitários entendem incoerente na argumentação dos opositores é que se bone anjos é que conversavam com Deus, então os homens não são a imagem e semelhança de Deus, mas a imagem e semelhança dos anjos; o que não é confirmado por outras passagens bíblicas, logo é rejeitado pelos trinitários.

Assim, os trinitários entendem que quando Deus disse "façamos o homem conforme a nossa imagem" ele falava com bone outros dois seres incriados e uno com o Pai, autor [trino] da criação, falava com o Deus Filho, Jesus, e com o Deus Espírito, Espírito Santo. O homem foi criado a imagem practise Pai, do Filho due east do Espírito Santo, à imagem de Deus east não à imagem dos anjos.

Também em Gênesis iii:22a é encontrado diálogo semelhante: Então disse o Senhor [YHVH] Deus [Elohím]: Eis que o homem é como um de nós [plural], sabendo o bem e o mal.

vayyo'mer Adonay 'elohiym hên hâ'âdhâm hâyâh ke'achadhmimmennu lâdha`ath thobh vârâ` ve`attâh pen-yishlach yâdho velâqachgam mê`êts hachayyiym ve'âkhal vâchay le`olâm (Gênesis 3:22)

Da mesma forma o autor J. Cabral enumera os mesmo textos no plural, e acrescenta um terceiro verso para sustentar a mesma defesa: [52]

    • Façamos… de Gênesis 1.26; no momento da criação practise homem.
    • O homem se tornou como um de nós… - de Gênesis 3.22; quando o homem prova o fruto proibido.
    • Depois disso ouvi a voz do Senhor que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? - de Isaías half dozen.8; aqui J. Cabral está citando o momento em que Isaías é consagrado profeta de Deus. (sublinhado não existe no original, apenas o itálico)

Para os trinitarianos tanto o Pai, como o Filho, como o Espírito Santo é o Deus uno, apresentando assim o termo Deus no atypical east as pessoas no plural.

Tais evidências da unidade composta seriam justificadas, dentre outras, pelas seguintes passagens bíblicas que apresentam o Pai, o Filho e o Espírito como Deus:

  • O Pai é Deus – Em Efésios iv:6 o texto revela que Deus é Pai.
  • O Filho Jesus é Deus – Em I João v:20 traz mais evidências bíblicas de que o Filho também é Deus quando afirma: o Filho de Deus é vindo … isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. Due east também em Isaías 9:half-dozen dizendo claramente que Jesus é Deus: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
  • O Espírito Santo é Deus – Em Atos 5:3 primeiro a advertência: Ananias, porque encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo …? Contudo no versículo seguinte vem a revelação: Por que formaste este desígnio em teu coração [Ananias]? Não mentiste aos homens, mas a Deus. Nessa passagem, claramente o Espírito Santo é chamado de Deus, pois Ananias havia mentido ao Espírito Santo.

Como nas passagens acima, os trinitários reconhecem em outras passagens bíblicas a apresentação do único (echad) Senhor (YHVH) na forma trina do Pai, practise Filho Jesus due east exercise Espírito Santo.

Plural Adonai [editar | editar código-fonte]

Adonai (אֲדֹנָי), é um dos títulos, comumente utilizado pelos hebreus ao referir-se ao tetragrama YHVH.

Adon (אָדוֹן) significa "senhor", "amo", "governante", eastward adicionado ao sufixo (i), pronome possessivo de primeira pessoa do singular, converte para a expressão "meu senhor", sendo Adonai a forma plural (meu) "senhores".

O pronome possessivo em palavras semelhantes tem a pronúncia ocultada, como na palavra "Rabbi", que pode ser traduzida por (meu) "Mestre", representando uma posição de dignidade, como se apresenta em "Monsenhor", o que levou alguns defensores contrários à Trindade a defenderem que se tratava tão somente de um "título". Contudo, Adon é usado mais de 300 vezes na Tanakh - Antigo Testamento - como designação para Deus. [53] Por conta disso, os trinitarianos acreditam que uma verdade não anula outra, podendo ser aceite every bit duas vertentes de pensamento sem uma macular a outra necessariamente. Também essa defesa de argumento se refere à palavra Adoni, o que não poderia ser emprestada à palavra Adonai, de uso totalmente impeculiar e diferenciado.

Levando-se em conta que muito foi debatido sobre o plural Adonai, uma conclusão sobre uma única e melhor tese nunca foi ratificada, contudo tal propositura existe.

Bone judeus, referindo-se ao nome impronunciável, YHVH, pronunciavam Adonai. Em português traduzida Senhor (Hebraico: אֲדֹנָי), contudo é inegável que a palavra é plural, a exemplo de Elohim.

Literalmente, trata-se de um plural possessivo de primeira pessoa ("meus senhores"), o que, para bone trinitarianos, reforçaria a Doutrina da Trindade, rejeitando a explicação de que seria um plural majestático, como defendem as Testemunhas de Jeová, que desconsideram a dica sintática para a pluralidade de Yahweh.

Os trinitarianos entendem que essa indicação se dá ao referir-se ao DEUS Triuno, pelo sintaticamente "inadequado" uso da palavra plural, com bone demais elementos da frase no singular. Havendo semelhante aplicação no uso da palavra "Elohím", o que leva a muitos cristãos a aceitarem essas palavras plurais como expressão da pluralidade na personalização ao único Deus. [54]

Quando a Bíblia refere-se ao Messias (uma das três pessoas da Trindade), utiliza a forma Adoni, meu Senhor, no singular, visto que se apresentaria numa personalização "individual" – distinta do Pai eastward practice Espírito Santo – enviado (humano) esperado. Assim, o Verbo practise DEUS Triuno, teria deixado sua glória due east encarnado na forma humana, singular e distinta do Pai – contudo emanada exercise Pai: "crestes que saí de Deus. Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai". [55] Desse momento em diante, o Deus Triuno se despoja para apresentar-se pessoal due east individualmente, por intermédio practise Filho. A partir daí, no Novo Testamento, não mais há uso practice tetragrama YHVH.

A cultura judaica preferiu a forma Adonay para a pronunciar YHVH, contudo noutras versões tardias foi utilizada a forma impessoal HaShem, o Nome. Da mesma forma que o Deus Triuno se apresentara pessoal east individualmente, por intermédio do Filho, posteriormente apresenta-se na forma individual due east incorpórea (não antropomórfico), representado pelo Espírito Santo, invocado por o Nome, que seria Jesus.

O Novo Testamento, refere-se ao nome de Jesus estando acima de todo nome: [56] Se, em meu nome pedires ao Pai …, Tudo quanto pedires em meu nome [Jesus] european union o farei …, [57] tudo quanto em meu nome [Jesus] pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda [58] Em meu nome [Jesus] … curaram os enfermos …,

Vários gramáticos consideram um plural "abstrato" que expressaria a totalidade do poder divino [59] pelo que traduzem literalmente este nome como (meu) "Senhor dos senhores", o mesmo título usado para Jesus no Novo Testamento. [lx]

Críticas à doutrina da Trindade [editar | editar código-fonte]

Várias denominações cristãs discordam da doutrina trinitariana, fornecendo soluções diversas para a natureza de Deus. Every bit principais são equally Testemunhas de Jeová e outros movimentos paraprotestantes, como os seguidores da Mensagem de William Branham, este último incluído entre os unicistas.

Impacto cultural due east toponímico [editar | editar código-fonte]

Diversas localidades ao redor exercise mundo foram nomeadas em homenagem à Doutrina da Santíssima Trindade, tais como a República de Trindade eastward Tobago, diversas localidades chamadas Trinity em países de língua inglesa eastward, no Brasil, os municípios de Trindade (Goiás) due east Trindade (Pernambuco). [ carece de fontes ]

O município goiano de Trindade se originou eastward cresceu graças à devoção dos católicos sertanejos a um medalhão representando a Santíssima Trindade que foi encontrado por acaso um dos camponeses da região no século Nineteen. [61] Com o tempo, esse município tornou-se referência em turismo religioso aos devotos da Trindade Santa de todo o Brasil.

Ver também [editar | editar código-fonte]

  • A Natureza de Jesus Cristo
  • Preexistência de Cristo
  • Didaquê - Escrito do primeiro século que reforçaria a fórmula batismal evangélica no nome das três pessoas da Trindade: «baptize-se em nome do Pai, east practise Filho, e do Espírito Santo» (Didaquê, Vii,one.3).

Notas

Referências

  1. «trinity». www.oxforddictionaries.com . Consultado em 4 de janeiro de 2016
  2. The Family unit Bible Encyclopedia, 1972. p. 3790.
  3. Ver discussão em Wikisource-logo.svgHerbermann, Charles, ed. (1913). «Person». Enciclopédia Católica (em inglês). Nova Iorque: Robert Appleton Visitor
  4. Definição practise Quarto Concílio de Latrão citada no Catechism of the Catholic Church, 253 (em inglês)
  5. «Frank Sheed, ''Theology and Sanity''» (em inglês). Ignatiusinsight.com. Consultado em 3 de novembro de 2013
  6. «Understanding the Trinity» (em inglês). Credoindeum.org. 16 de maio de 2012. Consultado em 3 de novembro de 2013. Arquivado do original em 25 de janeiro de 2016
  7. «Baltimore Catechism, No. i, Lesson seven» (em inglês). Quizlet.com. Consultado em 3 de novembro de 2013
  8. «Catechism of the Catholic Church, 234» (em inglês)
  9. Coppens, Charles, S.J. (1903). A Systematic Study of the Catholic Organized religion (em inglês). St. Louis: B. HERDER. Consultado em eight de janeiro de 2016. Arquivado do original em four de março de 2016
  10. «Canon of the Catholic Church building, 253–267: The dogma of the Holy Trinity» (em inglês)
  11. "Trinity, doctrine of" in The Oxford Dictionary of the Christian Church (Oxford University Press, 2005. ISBN 978-0-19-280290-3) (em inglês)
  12. b777 (24 de novembro de 2008). «The word Trinity is not found in the Bible - Trinity word non in Scripture». carm.org
  13. McGrath Alister Eastward. Christian Theology: An Introduction Blackwell, Oxford (2001) p.321. (em inglês)
  14. McGrath, Alister E. Christian Theology: An Introduction Blackwell, Oxford (2001) p.324. (em inglês)
  15. Kelly, J.N.D. Early Christian Doctrines A & G Black (1965) p. 88. (em inglês)
  16. Emery, Gilles, O.P.; Levering, Matthew, eds. (2012). The Oxford Handbook of the Trinity (em inglês). [Due south.l.: s.north.] ISBN 978-0199557813
  17. Holmes, Stephen R. (2012). The Quest for the Trinity: The Doctrine of God in Scripture, History and Modernity (em inglês). [S.50.: due south.n.] ISBN 9780830839865
  18. Tuggy, Dale (verão de 2014), «Trinity (History of Trinitarian Doctrines)», Stanford Encyclopedia of Philosophy (em inglês)
  19. Lucas three:22 e Mateus iii:17
  20. Mateus 28:19
  21. Colossenses 2:3
  22. Mateus 28:eighteen
  23. Mateus 28:twenty
  24. Marcos 2:5-7; conferir a afirmação de Isaías 1:18
  25. João ten:28
  26. João 17:21-22
  27. Atos 5:3-iv
  28. I Coríntios 2:x-11
  29. a b I Coríntios 12:eleven
  30. João 14:x
  31. João sixteen:xiii
  32. Romanos viii:2
  33. João 16:xiv
  34. Lucas 12:12
  35. Hebreus iii:vii e 1 Pedro ane:11-12
  36. Apocalipse two:7,11,17,29; iii:vi,thirteen,22
  37. a b João 15:26
  38. João 14:26
  39. 2 Coríntios 3:17
  40. Atos 2:22-36
  41. Romanos ix:5; Tito ii:thirteen
  42. João 14:16
  43. Two Coríntios thirteen:xiii
  44. «Texto completo de I Clemente» (em inglês). Early Christian writings. Consultado em 5 de fevereiro de 2011
  45. Philippe Bobichon, "Filiation divine du Christ et filiation divine des chrétiens dans les écrits de Justin Martyr" in P. de Navascués Benlloch, M. Crespo Losada, A. Sáez Gutiérrez (dir.), Filiación. Cultura pagana, religión de State of israel, orígenes del cristianismo, vol. 3, Madrid, 2011, pp. 337-378.
  46. J. Cabral, Em: Religiões, Seitas e Heresias à Luz da Bíblia citando Castex, Ed. Universal Produções, RJ, five edição
  47. J. Cabral, Em: Religiões, Seitas e Heresias à Luz da Bíblia citando Castex, Ed. Universal Produções, RJ, five edição, pg. 180
  48. Grillmeier, Aloys, 1975. Christ in Christian Tradition, Volume I, pg 126
  49. Grillmeier, Aloys, 1975. Christ in Christian Tradition, Book 1, pg 431
  50. A paralavra entre colchete é adendo ao seu existent significado, visto que SENHOR na forma versalete era a tradução para o YHVH
  51. Termo diversas vezes utilizado para a figura salvífica de Jesus
  52. a b J. Cabral, Em: Religiões, Seitas east Heresias à Luz da Bíblia, Ed. Universal Produções, RJ, v edição, pg 186
  53. Alden, Robert 50. (1980) "Adon"; Theological Wordbook of the Old Testament one:13. Chicago: Moody Press.
  54. Scott, Jack B. (1980) "Elohim"; Theological Wordbook of the Old Attestation 1:44.
  55. Jo 16:27b-28a
  56. Efésios ane:21, Filipenses ii:29
  57. Jo 14:xiii-14
  58. Jo 15:sixteen
  59. Heilen, E. "Adonai"; Enciclopedia Católica: "gramáticos hebreus, distinguem um plural virium, o virtutum".
  60. I Tm 6:fifteen; Apocalipse 17:14; Apocalipse 19:sixteen
  61. «Por que Trindade?». Guia online de Trindade-GO. Consultado em 27 de setembro de 2020

Bibliografia complementar [editar | editar código-fonte]

Nota: estas obras não foram usadas para redigir o texto.

  • Dale Tuggy (8 de abril de 2015). «Trinity». Stanford Encyclopedia of Philosophy (em inglês)
  • Ehrman, Bart D (2014). Quem escreveu a Bíblia?: Por que os autores da Bíblia não são quem pensamos que são. Rio de Janeiro: Agir Editora. ISBN 9788522030033
  • Jenkins, Philip (2013). Guerras Santas: como four patriarcas, 3 rainhas e 2 imperadores decidiram em que os cristãos acreditariam pelos próximas ane.500 anos. Rio de Janeiro: Leya. ISBN 9788580449044

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Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Trindade_(cristianismo)

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